domingo, 25 de julho de 2010

Momento reflexão!

Caros leitores do meu blog, hoje irei fazer uma breve reflexão que tive após ler a entrevista da Franca Sozzani,editora da Vogue Itália, entrevistada por Juliana Lopes, Milão. Ela pergunta à Franca: 
 
 “-Como você enxerga o estilo brasileiro?
   -Não vejo um estilo brasileiro definido. Sei que existe uma beleza brasileira, mas não enxergo um estilo. Não é fácil encontrar a própria estrada, é preciso esforço e criatividade. A moda precisa de tempo."

Eu concordo com o que a Franca falou, apesar de ficar com o coração meio apertado, mas admito que ela tenha razão, pois se nós pararmos e olharmos a moda brasileira, ela não tem um estilo definido, não vemos uma unidade, ou um caráter de movimento. Não conseguimos identificar nossa moda, talvez seja pelo Brasil ser um país de múltiplas culturas e etnias, se você observar à diversidade em tudo.
Aqui todos somos muito diferentes, temos manias, gostos muitos distintos, não pensamos igual, é difícil se criar uma linearidade nesse país que é tão cheio de multifacetas, diferentemente da moda Parisiense, Italiana, Japonesa.
Como ela disse, aqui não é nada definido, o que você vê hoje no Brasil, nas passarelas, você vê fora também, não há diferencial nenhum, ela até citou em outra parte da entrevista, "se eu vou ao Fashion Rio e vejo coisas que estão sendo feitas em Paris, não tem sentido ir ao Rio, entende? Ir ao Rio é menos cômodo, mais complicado. Então ir ao Rio para ver Paris não me serviria para nada.".
 Os estilistas buscam hoje suas tendências fora e se inspiram em algo qualquer e criam em cima disso, não é desmerecer o trabalho de ninguém, mais as coisas são assim, funcionam dessa forma, precisamos fazer o nosso, achar o que funciona aqui.
Faltaria então criatividade para os nossos estilistas? Claro que não, temos estilistas talentosos, Alexandre Herchcovitch, por exemplo, mas o que falta mesmo é arriscar, é alguém tentar criar uma moda arriscada, por que arriscada? Porque pode não dar certo, mais é preciso tentar, uma moda sem referência de fora, uma moda que tenha uma autonomia própria brasileira, que seja a cara da nossa moda, alguém que de a cara a bater, pois criar com a certeza de que aquilo vai vingar por vir de tendências estudadas por outras pessoas é muito "bolo de caixinha", inventar a receita, fazer o bolo e ganhar prestígio seria o clímax da moda brasileira, o prelúdio da criação do nosso estilo " verde e amarelo".

" É erradíssimo se inspirar nos outros, cada um tem que encontrar as coisas que funcionam em seu próprio lugar"


Por Aline Lorena

3 comentários:

  1. adorei, Lorena...
    Ta ahazando nos posts!
    hahahahaha...
    concordo com tdo, temos que encontrar um estilo nosso.

    ResponderExcluir
  2. Como sempre é deliciozo ler os posts da Lorena, Ela tem uma capacidade incrivel de texto e expressar seus pensamento.
    Bjus!

    ResponderExcluir
  3. Prima , vc escrevee muito bem *-*
    Parabénssssssssssssss ;)

    ResponderExcluir